Desenho Técnico e CAD - Aula 5

Resolução do Exercicio 1 – Desenhar as Vistas Frontais, Lateral Esquerda e Superior das Peças abaixo:

 

 

 

 

Trabalhando com layers (camadas)

A partir das três vistas criadas na peça 1 do exercício anterior, vamos desenhar a vista lateral direita.

figura 28 - Vistas da peça 1 do exercício

A vista lateral direita da peça será criada a partir do espelhamento da vista lateral esquerda.

Porém, a aresta central (linha vertical) que é visível na vista lateral esquerda, não será visível na vista lateral direita da peça.

Quando a aresta não é visível utilizamos a linha tracejada, como forma de representá-la graficamente.

No entanto, até agora só utilizamos linha cheia (contínua) e desenhamos em branco sobre fundo preto e sem espessura de linha.

Para mudarmos essas propriedades do desenho (cor, espessura e tipo de linha), podemos fazer o uso dos layers.

Os layers são camadas de desenho que podem ser utilizadas para gerenciar essas propriedades de desenho (cor, espessura ou tipo de linha) ou informações de projeto, tais como cotas, materiais, hachuras ou qualquer outra informação relevante de projeto.

Os layers podem ser retirados ou recolocados no desenho a qualquer momento. Por exemplo, podemos criar um layer para inserir as cotas do desenho e retirá-los temporariamente ser quisermos imprimir o desenho sem as cotas.

figura 29 - Simulação de uso de duas camadas (layers) de desenho

 

figura 30 - Desenho com utilização de dois layers

 

Para criarmos e gerenciarmos as informações dos layer, utilizamos o botão Layer properties da barra de ferramentas

Ao clicar o botão, a seguinte janela aparecerá:

figura 31 - Janela de propriedades dos layers

Reparem que existe um layer cujo nome é 0 (zero) de cor branca, linha continua (cheia) e espessura de linha padrão (default lineweight).

Por isso que até agora desenhamos em branco com fundo preto e sem espessura de linha.

Esse layer não pode ser apagado ou renomeado e possui uma série de propriedades especiais que serão vistas mais tarde.

Vamos criar alguns layers. Cada layer criado deve ter um nome, uma cor, um tipo de linha e uma espessura de linha.

Para criar um layer, clique no botão New Layer, indicado na figura 31:

Nome Cor Tipo de linha espessura de linha
Vistas verde contínua
0,30 mm
Cotas amarelo continua
0,20 mm
Tracejada vermelho hidden (tracejada)
0,15 mm

Ao configurar uma cor, dê preferência às cores chamadas standard (padrão). As cores são:

1. Vermelho (red)

2. Amarelo (yellow)

3. Verde (green)

4. Cyan (azul claro)

5. Azul (azul escuro)

6. Magenta (tom rosado)

7. Branco (white)

 

A cada cor, podemos configurar uma espessura de linha diferente.

Reparem que ao tentar modificar o tipo de linha (linetype) do layer tracejada, não teremos o tipo de linha disponível para seleção. Para selecionar o tipo de linha Hidden (tracejada), teremos primeiro que carregá-lo. Para fazer isso, clique o botão Load. Uma lista dos tipos de linha disponíveis será apresentada e você poderá selecionar o tipo de linha Hidden.

Para se desenhar em um layer, é só torná-lo ativo; clicando-se no tick verde ou utilizando-se a janela de gerenciamento de layers, escolhendo o nome do layer ativo:

figura 32 - janela de gerenciamento de layers

Na janela de propriedades de layers (figura 31), também podemos gerenciar todas as informações do desenho:

figura 33 - Gerenciamento de informações dos layers

Um layer pode ser estar:

1. Ligado ou desligado: Se estiver ligado, você visualiza todas as informações do layer. Se estiver desligado, as informações estarão invisíveis.

2. Descongelado ou congelado: Visualmente, possui as mesmas características do item acima. Se estiver descongelado, você visualiza as informações. Se estiver congelado, as informações são retiradas do processamento e não serão visíveis.

3. Destrancado ou trancado: Se o layer estiver trancado, ele fica protegido contra edições acidentais. Todos os elementos de desenho não poderão ser apagados ou movidos de lugar. Se estiver destrancado, qualquer alteração poderá ser feita nos elementos contidos nesse layer.

 

Movendo os objetos de layer

Para mover um ou mais objetos de layer, basta selecionar os objetos (abrindo-se uma janela de seleção) e utilizando a janela de gerenciamento de layers (figura 32), mudar para o layer desejado.

Vamos mudar as vistas do layer 0 (zero) para o layer vistas (verde, linha cheia e espessura 0,30 mm).

figura 34 - objetos selecionados

figura 35 - objetos mudados de layer (do 0 para o vistas)

Para se tirar a seleção dos objetos, é só teclar ESC.

Porém, repare que a espessura da linha ainda não aparece.

Para se visualizar a espessura da linha, clique no botão LWT (lineweight) da barra de status do AutoCAD.

figura 36 - LWT ativado - visualização das espessuras das linhas

 

Criando a vista lateral direita

Para criar a vista lateral direita, vamos "espelhar" a vista lateral esquerda da peça. O comando utilizado para criar uma vista espelhada do objeto é o Mirror.

O comando MIRROR também pode ser acionado de três formas:

1. Menu de comando MODIFY - MIRROR ou

2. Tecla de atalho MI, mais a tecla ENTER ou

3. Botão da barra de ferramentas Modify:

 

O comando MIRROR possui três passos:

A. Selecionar quais objetos se deseja espelhar (ou ter uma cópia espelhada). ENTER para seguir para o próximo passo.

B. Definir utilizando-se dois pontos, qual é a linha de espelhamento

C. Se desejamos apagar o original (Y/N). Se selecionarmos Y, teremos somente o objeto espelhado. Se selecionarmos N, teremos uma cópia espelhada.

 

Para facilitar a criação da nossa vista lateral direita, o primeiro ponto da linha de espelhamento (passo B) deve ser obrigatoriamente a mediana (OSNAP - midpoint) da linha de base da vista frontal ou da vista superior.

figura 37 - Utilização do comando Mirror

figura 38 - Cópia espelhada da vista lateral esquerda gera a vista lateral direita da peça

Só nos resta mudar a linha vertical central do layer vistas para o layer tracejada (vermelho e com linha tracejada):

figura 39 - vista lateral direita da peça

 

Outros comandos de edição

 

Alguns comandos de edição são essenciais na criação de um desenho.

Para se mover um objeto, utilizamos o comando MOVE

Para criar cópia ou cópias de um ou mais objetos, utilizamos o comando COPY

Para se apagar um ou mais objetos, além da tecla DELETE, podemos utilizar o comando ERASE.

Para girar um ou mais objetos, utilizamos o comando ROTATE.

 

Vamos ver como eles funcionam:

 

MOVE

O comando MOVE também pode ser acionado de três formas:

1. Menu de comando MODIFY - MOVE ou

2. Tecla de atalho M, mais a tecla ENTER ou

3. Botão da barra de ferramentas Modify:

 

O comando MOVE possui três passos:

A. Selecionar quais objetos se deseja mover. ENTER para seguir para o próximo passo.

B. Definir um ponto base a partir do qual vamos mover o objeto. Esse ponto pode ser um ponto qualquer na área de trabalho ou um ponto específico no objeto que desejamos mover. Por exemplo, o endpoint de uma linha do objeto.

C. Definir o ponto de destino ou o seu deslocamento. Esse ponto também pode ser um ponto qualquer no espaço ou um ponto específico no destino do objeto.

 

 

COPY

O comando COPY também pode ser acionado de três formas:

1. Menu de comando MODIFY - COPY ou

2. Tecla de atalho CP, mais a tecla ENTER ou

3. Botão da barra de ferramentas Modify:

 

O comando COPY funciona da mesma forma que o comando MOVE. Ao invés de simplesmente mover um objeto, cria uma ou mais cópias no seu(s) destino(s).

A. Selecionar quais objetos se deseja copiar. ENTER para seguir para o próximo passo.

B. Definir um ponto base a partir do qual vamos copiar o objeto. Esse ponto pode ser um ponto qualquer na área de trabalho ou um ponto específico no objeto que desejamos copiar. Por exemplo, o endpoint de uma linha do objeto.

C. Definir o ponto de destino ou o seu deslocamento. Esse ponto também pode ser um ponto qualquer no espaço ou um ponto específico no destino do objeto. O comando copy continua ativo até se pressionar a tecla ESC

 

 

ERASE

O comando ERASE também pode ser acionado de três formas:

1. Menu de comando MODIFY - ERASE ou

2. Tecla de atalho E, mais a tecla ENTER ou

3. Botão da barra de ferramentas Modify:

 

O comando ERASE é muito simples:

A. Selecionar quais objetos se deseja apagar.

B. ENTER para encerrar.

 

DICA: Se você quiser desfazer o último comando ERASE, simplesmente digite a palavra OOPS seguida da tecla ENTER de confirmação. O(s) objeto(s) apagados voltarão à área de trabalho.

 

 

ROTATE

O comando ROTATE também pode ser acionado de três formas:

1. Menu de comando MODIFY - ROTATE ou

2. Tecla de atalho RO, mais a tecla ENTER ou

3. Botão da barra de ferramentas Modify:

 

O comando ROTATE possui três passos:

A. Selecionar quais objetos se deseja rotacionar. ENTER para seguir para o próximo passo.

B. Definir um ponto base a partir do qual vamos rotacionar o objeto. Esse ponto pode ser um ponto qualquer na área de trabalho ou um ponto específico no objeto que desejamos rotacionar. Por exemplo, o endpoint de uma linha do objeto.

C. Clicar um ponto que define a rotação do objeto ou digitar o valor do ângulo. Por exemplo 90 ou 180 (que será compreendido como 90 ou 180 graus).